Reza a lenda que eixo cardã não quebra, que não precisa de manutenção e blá, blá, blá... mas tenho reparado, recentemente, que não é bem assim.
A uns dois ou três meses atrás ví uma Vulcan 1500 com o eixo cardã quebrado e, hoje, vi uma Virago 535 também com o cardã quebrado. O interessante, é que em ambos os casos a origem do problema foi a mesma: falta de manutenção... não do sistema de cardã em si, mas da balança!
É isso mesmo, buchas de balança desgastadas e/ou rolamento da roda traseira desgastado podem originar problemas no cardã, e a explicação para isso é simpes, pois o cardã das motos é projetado para fazer apenas movimentos verticais, acompanhando o movimento da suspensão traseira. Quando as buchas da balança e/ou o rolamento estão gastos, o conjunto todo passa a ter folgas laterais. O comprimento do cardã somado ao raio e à massa da roda acaba criando um efeito de alavanca enorme, amplificando a força dos movimentos laterais causados pelas folgas citadas, o que acaba detonando o cardá, geralmente no ponto de junção com o eixo secundário do câmbio.
Então é bom que o pessoal que tem motos "cardãzadas" verifique de vez em quando o estado das buchas da balança e o rolamento traseiro, para não ter surpresas desagradáveis.
Fonte: Motoscustom.com.br
A uns dois ou três meses atrás ví uma Vulcan 1500 com o eixo cardã quebrado e, hoje, vi uma Virago 535 também com o cardã quebrado. O interessante, é que em ambos os casos a origem do problema foi a mesma: falta de manutenção... não do sistema de cardã em si, mas da balança!
É isso mesmo, buchas de balança desgastadas e/ou rolamento da roda traseira desgastado podem originar problemas no cardã, e a explicação para isso é simpes, pois o cardã das motos é projetado para fazer apenas movimentos verticais, acompanhando o movimento da suspensão traseira. Quando as buchas da balança e/ou o rolamento estão gastos, o conjunto todo passa a ter folgas laterais. O comprimento do cardã somado ao raio e à massa da roda acaba criando um efeito de alavanca enorme, amplificando a força dos movimentos laterais causados pelas folgas citadas, o que acaba detonando o cardá, geralmente no ponto de junção com o eixo secundário do câmbio.
Então é bom que o pessoal que tem motos "cardãzadas" verifique de vez em quando o estado das buchas da balança e o rolamento traseiro, para não ter surpresas desagradáveis.
Fonte: Motoscustom.com.br
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