Um serviço relativamente simples, porém, precisa de cuidados, para não gerar graves consequências ao motor, ao longo do tempo de vida da motocicleta.
Procedimentos corretos:
1º - elevar a moto em uma plataforma de serviços;
Procedimentos corretos:
1º - elevar a moto em uma plataforma de serviços;
2º - funcionar a moto por aproximadamente 3 minutos;
3º - observar sob o motor, possíveis vazamentos e as causas;
4º - colocar um recipiente com capacidade de receber o óleo a ser drenado;
5º - retirar o bujão de escoamento do óleo (cuidado para evitar queimaduras);
6º - remover o filtro de óleo;
7º - aguardar até o escoamento TOTAL;
8º - limpar ao redor da sede do bujão e do filtro com um trapo;
9º - colocar o filtro;
10º - enroscar o bujão sem aperto excessivo e com arruela de vedação em bom estado;
11º - colocar o óleo especificado e observar o limite da capacidade indicado (visor/vareta);
12º - funcionar o motor por +/- 30 segundos e conferir o nível, adicionando se necessário;
13º - observar eventuais vazamentos no bujão e/ou filtro;
14º - evitar a utilização de máquina à vácuo. Este equipamento jamais drenará totalmente o óleo, pois o dreno não “sugará” o óleo que, justamente permanecerá no fundo da parte plana do Carter e que contém as limalhas do desgaste natural do motor, as quais se misturarão com o novo lubrificante, deixando-o poluído e conseqüentemente mais abrasivo.
IMPORTANTE: para o total escoamento do óleo a ser substituído, utilizar o procedimento mais adequado a cada tipo de moto, pois alguns fabricantes recomendam a drenagem com a moto no cavalete, outros com a moto no descanso lateral. Da mesma forma, o nível correto deverá ser observado conforme cada tipo de moto (no cavalete ou no descanso lateral). Siga sempre orientações do manual.
Fonte: Texto pelo motociclista Sr. Gepeto.
IMPORTANTE: para o total escoamento do óleo a ser substituído, utilizar o procedimento mais adequado a cada tipo de moto, pois alguns fabricantes recomendam a drenagem com a moto no cavalete, outros com a moto no descanso lateral. Da mesma forma, o nível correto deverá ser observado conforme cada tipo de moto (no cavalete ou no descanso lateral). Siga sempre orientações do manual.
Fonte: Texto pelo motociclista Sr. Gepeto.
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