quinta-feira, 29 de setembro de 2016

SAINDO DA HIBERNAÇÃO - PARTE 2


Em janeiro fiz uma pequena viagem com a nova moto para Surubim-PE afim de testa-lá e também de reencontrar alguns amigos, além de prestigiar um super evento old shool de um clube local, pois bem a moto estava com um vazamento horrível pela junta do motor e estava tentando me enrolar na antiga oficina que eu frequentava indicando vários possíveis problemas no motor mais nenhum relacionado a uma junta de vedação isso me chateou bastante.

Segui a maior parte do percurso sozinho pela estrada e curtia a paisagem, até aí nada de estranho na moto além do vazamento, ai quando paro numa mercearia de beira de estrada encontro alguns amigos de meu antigo mc e fui muito bem apresentado e recebido por todos antigos e novatos e em poucos instantes noto que no local estavam vários clubes e me senti um forasteiro pois não identifiquei nenhum clube conhecido e vi que muitos clubes eram novos esses originados de membros que se desligaram de seus respectivos clubes por algum motivo e fundaram o seu próprio mc, eu desaprovo totalmente essa nova iniciativa desenfreada de se criar clube porque saiu de um clube.


Resolvi seguir viagem junto ao meu antigo mc e me decepcionei porque percebi a perca de qualidade de motociclista estradeiro que antes era um ponto primordial do clube, vi muitas coisas erradas no comboio a começar pela vestimenta de alguns novatos ou convidados, foram tantas coisas erradas que eu fiquei preocupado e triste ao mesmo tempo com o movimento motociclístico atual, aonde vamos parar, agora obrigatoriamente comprando uma moto você é um motociclista, e usará colete e o pior representará tradições antigas construídas com muito sangue e óleo?


Mais um alento para o meu dia foi a chegada ao evento onde realmente encontro uma coisa diferenciada em todos esses anos de moto, vi um evento moderno mais com cara antiga, com pessoas vendendo peças no meio da rua peças usadas ou construídas artesanalmente por eles, vejo carros e motos antigas em exposição e tentativa de musica boa também, ouvi relatos nada bons de quem tem moto grandes para os com motos menores e isso não muda nunca. Enfim voltamos em menor numero pois alguns não voltaram conosco acho que não gostaram de algo que não estavam acostumados a ver. descobri o motivo e encontrei uma boa oficina old para me ajudar a cuidar da moto e também em melhora-lá além de ter certezas e afirmações do que vejo, do que penso e do que quero para mim daqui para a frente, espero encontrar novos eventos voltados para o motociclismo puro e também encontrar velhos parceiros e novos parceiros com o mesmo proposito, assim terminei o meu dia e minha primeira viagem teste com a virago.


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

COMO REBOCAR SUA MOTO


O famoso “pé na pedaleira do garupa da outra moto”, pode quebrar o galho algumas vezes, mas ele vai complicando de acordo com o peso da moto e, o que é pior, pode gerar um acidente.

A Cycle World postou uma dica bem simples e legal como parte da sua edição The Total Motorcycling Manual (Cycle World): 291 Skills You Need (aliás, o livro vale a pena, tem bastante dicas legais e úteis. E se você comprar pelo link acima, ainda ajuda o site).

Primeiro, consiga de 4 a 6 metros de corda, arame ou tira de Nylon (eu sempre tenho uma paracord enrolada no cabo de uma faca de sobrevivência, mais uma utilidade para a dita cuja).

Você enrola a corda na pedaleira da sua moto, do lado oposto da corrente ou correia, e segura com o pé. Seu colega faz a mesma coisa, mas do lado oposto. Se alguma coisa der errado, basta soltar o pé para liberar a corda (a figura acima exemplifica bem).


Já a outra maneira, exemplificada abaixo, eu não acho tão prática. A ideia é amarrar a corda o mais alto possível no quadro da moto que está rebocando, ou fazer um Y no fim da linha e depois amarrar cada ponta em ambas as pedaleiras. Depois a corda passa por baixo do farol da moto a ser rebocada, sempre centralizada, e você enrola ela dando uma ou duas voltas no guidão, enquanto segura a ponta que sobrou dela com a mão da embreagem . Se algo der errado, o rebocado solta a corda.


Honestamente, a segunda opção depende bastante do tipo de moto, e em alguns casos pode danificar a carenagem. A primeira é mais simples, e muito mais segura que o famoso “pezão empurrando”.


Fonte: http://olddogcycles.com/


sábado, 24 de setembro de 2016

SAINDO DA HIBERNAÇÃO - PARTE 1


Em 2013 resolvi dar um tempo na bike e  passei 3 anos hibernando, enfim muita coisa mudou em relação aos meus amigos de estrada e também muita coisa mudou nos clubes de motos e no movimento motociclístico local e infelizmente para pior.

Alguns amigos migraram para clubes maiores ou menores procurando novos rumos para sua vida, outros simplesmente não rodam mais e um ou outro fundaram seus próprios clubes, vamos começar por esse assunto, nesse período que estive parado recebi um ou outro convite de ingressar para alguns clubes de motos bem maiores ou de tamanho semelhante ao que participei antes mais devido a novos desafios em minha vida não achei justo com meus amigos a fidelidade que u não conseguiria dar ao moto clube e também a eles e resolvi continuar parado, nesse período tive conhecimento que um ou outro abriu um moto clube próprio mais eu sabia que não iria vingar pois o amigo ainda era um grão verde dentro do motociclismo e foi o que aconteceu, não sei qual foi a ideia ou filosofia dele para querer juntar todo o refugo que não vingou em nosso antigo clube e levou para o dele e eu achei um baita desafio mesmo sabendo do que viria a acontecer.

Outro amigo migrou para um clube que segue os seus princípios religiosos (uma coisa que abomino) mais felizmente uma vez ou outra tinha noticias dele e que as coisas caminhavam bem e isso me deixava animado e muito feliz pois sabia que lá atras no inicio eu tinha feito uma base muito solida para nosso antigo clube e que daria frutos bons, hoje em dia o clube do meu amigo é um clube de tamanho nacional e ele o representa aqui em nossa região com o mesmo empenho que tinha antes no nosso antigo clube e isso me deixa muito feliz em ver prosseguir aquela cemente que plantei.

Mais feliz ainda fiquei com o nosso antigo presidente e meu amigo que ingressou num clube old school e fortíssimo e o meu amigo vem evoluindo dentro deste clube a passos largos e também achando seu caminho na vida, isso me anima muito pois vejo que tudo que fizemos antes teve um sentido na vida e espero achar o meu também.

Não posso negar que sumi das vistas de todos e uma vez ou outra quando encontrava algum amigo era uma festa inexplicável abraços apertados e uma esperança lá dentro do coração que voltaria a estar todos reunidos em breve, enquanto um amigo em especial onde fui o elo de ligação dele no meio motociclístico buscava seu caminho eu o acompanhava de longe mais sem perde-lo de vista e vi ele ser praticamente expulso de nosso antigo clube, fundar um novo junto a nós e depois ser convidado a se retirar por seguir a ética aprendida conosco (isso me chateou), enfim ele migrou mais uma vez para um clube simpatizante e que eu vi nascer e também ajudei no desenvolvimento do clube mais que já não era o mesmo e fez meu amigo sentir-se bem por um período mais estava cada dia mais sozinho nas estradas contrariando tudo que sempre ensinamos a ele e que também aprendi da mesma forma (na dor) a andar sozinho pelas estradas, recentemente recebi a noticia que ele foi convidado a se retirar do clube e que o clube ira baixar bandeira, confesso que isso não me deixa triste pois sei que ele estará livre para voltar a rodar junto a mim em breve e sei o caminho que ele irá seguir daqui pra frente.

A conversa continua.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

HIBERNAÇÃO


E depois de um longo período hibernando estou voltando a rodar, irei compartilhar com vocês meu ponto de vista sobre o movimento biker atual, sobre a velha escola e trazer também informações como dicas de manutenção e entretimento e tudo que já rolava por aqui a algum tempo atrás.

Infelizmente por uma falha humana perdi todo o arquivo do blog em relação a fotos e videos, ao menos os textos ficaram, enfim bola pra frente; E pra começar trago a primeira novidade.

Adquiri uma bike que é um tanquinho de guerra denominada Virago 250cc e iremos conversar bastante sobre essa bike clássica.