sexta-feira, 14 de novembro de 2014

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

BRASÃO E CORES, USA-LAS SEM SABER PODE SIGNIFICAR PROBLEMAS


Brasão e cores, usa-las sem saber pode significar, problemas Voltando ao assunto dos clubes, cada dia ficamos amis impressionado como a coisa se espalha, sem o menor conhecimento.
A cada dia surgem mcs e mais mcs, com desenhos que vão do belo ao ridídulo, do esnobe ao mais simples. E os nomes então, sem o menor significado ou identificável.
 
Mas o pior não é isso, e sim a questão do Brasão.Temos observado nas nossas andanças, que há uma tendência ao surgimento de brasões tri partidos, ou seja, em três partes. Quando se pergunta o porque, a resposta é : "ah, porque é bonitinho". Bonitinho? E por acaso um mc é criado para ser "bonitinho"?..Bom, sei la.
A verdade é que de uma forma mundial, com algumas excessões onde se inclui o Brasil, existem normas que regem os brasões dos clubes tradicionais, e basta se olhar o brasão para se saber que tipo de clube é. Por isso não é raro vemos membros de clubes de alguns países, tendo problemas quando se deparam com clubes tradicionais, por puro desconhecimento. Aqui no Brasil, motoclube sempre foi e é sinonimo de associação, de filantropia, de lazer. Porém, tradicionalmente, existe sempre uma finalidade muito mais ampla por trás dos clubes tradicionais, que muitas vezes foge a compreensão do simples motociclista.
 
Muitas dessas finalidades estão implícitas no Brasão e os que conhecem sabem identifica-las. Um clube social, filatrópico, jamais deve usar um brasão tripartido, pois o próprio brasão irá ferir sua definição até mesmo estatutária muitas vezes. Será a situação de mostrar uma coisa e fazer outra. Esse tipo de clube deve usar o brasão de uma única parte, que indica o clube familiar, filantrópico, onde basta se ter vontade para ser aprovado e fazer parte, mas, a questão mesmo começa com o Brasão de tres partes. Ja começa que nenhum clube de três partes é simplesmente "criado". Ele é sempre oriundo (apadrinhado) , por outro clube tradicional, e tenham aprovação para funcionar em suas respectivas áreas.
 
Os patchs de um clube de tres partes, não são comprados ou adquiridos na diretoria do clube, e sim, conquistados, muitas vezes a duras provas, e aí se inclui a conquista do patch da caveira e do 1%, entre outros.
Se você faz parte de um clube de uma parte, mantenha-se distante dos clubes de tres partes, pois são coisas completamente diferentes e filosofias muitas vezes conflitantes. Essa é uma das diferenças de clubes chamados tradicionais, para os clubes familiares ou filantrópicos. E não, não são irmãos como tanto se apregoa sem saber ultimamente.
São caminhos diferentes e filosofias as vezes até opostas. Os ideais filosóficos de um clube tradicional, podem ser conhecido pelas suas cores. O Brasão é sua história e as cores sua filosofia.
Claro, aqui falamos de forma generalizada, de conceitos mundiais e de situações que o Brasil e alguns outros países, estão excluídos, ja que aqui, os raros clubes tradicionais tem suas origens fora, mas, sempre é bom saber que muitas vezes, um simples brasão, pode ser mal interpretado e trazer consequencias desagradáveis, principalmente se usado fora do Brasil.
 
 
Texto: Gam
Fonte: Black Horse Brasil MC