segunda-feira, 30 de abril de 2012

SAIBA COMO FREAR CORRETAMENTE NA MOTO



Na hora de pilotar uma moto, muita gente desconhece as técnicas para uma boa condução. E muitos motociclistas pensam que fazer curvas bem inclinadas e acelerar forte mostra que é habilidoso com a magrela. Leve engano! Aprender a frear de forma correta é o ideal na hora de pilotar e é tambémmuito importante para uma boa condução. Mas muitos ainda escorregam, literalmente, e terminam caindo ou colidindo por não saber as técnicas corretas de frenagem.

Ao frear, a força exercida é contrária ao movimento das rodas, então, os freios devem ser acionados de forma a parar a moto, fazendo com que elas não travem. Caso o freio seja acionado de repente, os pneus escorregarão na pista e a queda será eminente.

Para o presidente do motoclube MC Escada, Uiractan Assis, ainda há uma cultura que freio dianteiro derruba o motociclista. “Muita gente só usa o freio traseiro, e não entende que independente da situação, se for uma freada brusca ou não, os dois freios têm que ser acionados”, conta. Ele ainda fala que a distância percorrida aumenta quando apenas um freio é usado. “Com os dois freios acionados, a moto percorre de 2 a 3 metros para poder parar. Quando é apenas um freio, essa distância passa para 6 metros.”

O instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito da Honda (Ceth), Sérgio Cassoli, fala do terceiro freio da moto, o freio motor, que também pode ser usado na hora de parar a motocicleta. “A queda de rotação e a redução das marchas, faz com que o freio motor atue. Então, em uma situação de parada, os três freios devem ser usados na mesma hora”, explica.

Saiba Mais

Forma correta de frear:

1. Acione o freio dianteiro e o traseiro, simultaneamente;
2. Evite aperta a embreagem, para que o freio motor possa ser utilizado;
3. Para melhorar a frenagem, os joelhos devem pressionar o tanque da moto, e manter os braços semi-flexionados, essa é a postura ideal.

Como reagir em situação de susto:

- Caso o freio traseiro tenha sido acionado e a roda traseira travar, o pneu vai arrastar e perder a direção da moto. O correto é soltar o freio e acioná-lo junto com o dianteiro suavemente;

- Quando a situação for em uma curva, o ideal é não inclinar muito a moto. Se o freio dianteiro for usado, a moto pode derrapar. O que deve ser feito, nesse caso, é soltar o freio, mantendo a moto na vertical e frear também o freio traseiro, com pouca intensidade.


Dicas extraidas do blog do parceiro Joel!
Link: http://asletrasmortas.blogspot.com.br/

quarta-feira, 25 de abril de 2012

MARCAS DE MOTOS HISTÓRICAS - 09

Outra marca britânica pouco conhecida aqui no Brasil, a Royal Enfield produziu seu primeiro modelo em 1901. Fabricante de bicicletas, a marca começou vendendo peças para rifle, daí a origem do slogan “Made like a gun” (feito como uma arma). Os modelos da marca inglesa não são nenhuma inovação em design e conservam o design tradicional das motos touring da década de 1940. Entretanto, a Royal Enfield, agora na Índia, continua a todo vapor e a maior prova disso foi a apresentação da Thunderbird 500 no início de 2012. A moto tem motor de 499 cm³ que desenvolve pouco mais de 27 cv a 5250 rpm.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

DIA DE FÚRIA



Faço das palavras abaixo a minha!

Relutei um pouco em colocar esse vídeo aqui para não cair na discussão inútil de quem tem razão.E claro, no vídeo, que ninguém tem razão ali, só emoções distorcidas comandando ações estúpidas.
Não vou discutir aqui a atitude da mulher. Nem dá para ter certeza se agiu propositalmente para agredir ou se estava amedrontada e se descontrolou.

Aqui no blog, sempre me interessa discutir a atitude do motociclista, pois é a única parte da história que podemos mudar.

Então, vamos lá.

Agressão, seja verbal, seja chutando o carro dos outros, nunca é uma boa saída. Só gera mais agressão e besteiras como as que vimos acima. Por mais que tenha razão, caso tenha sido fechado pelo carro, o motociclista precisa ter controle e não revidar com agressão. O cara deve se dar por feliz por estar vivo. Faltou pouco para que a brincadeira custasse muito mais caro.
Em quem é mais fraco não se deve bater porque seria covardia; em quem é mais forte não se bate para não ficar envergonhado.

Além disso, do jeito que as coisas estão ultimamente, nunca se sabe quem é mais fraco mesmo, não é? O outro pode estar armado ou, simplesmente, usar o carro como uma arma. E aí a moto sempre está em desvantagem.
Ir embora e se acalmar custaria muito menos.
"Ah, mas na hora, de cabeça quente, a gente não consegue raciocinar assim" dirá alguém. É por isso mesmo que discutimos esses assuntos no blog, para pensar antes e estar com uma mente preparada para endrentar os problemas, se surgirem.
Ainda se deve considerar que alguém pode gravar tudo para que os outros analizem de cabeça fria o que você fez de cabeça quente.
Resumindo, não havia nenhuma chance de lucro na atitude agressiva. Nada a ganhar e muito a perder

quarta-feira, 18 de abril de 2012

MARCAS DE MOTOS HISTÓRICAS - 08

A marca italiana que tem sua produção restrita a scooters, entre eles o 500, estiloso modelo de três rodas – está ligada diretamente às pistas de corrida e às motos esportivas. Em 1909, Giuseppe Gilera construiu uma pequena moto de competição aos 22 anos em Milão. Nascia ali a Gilera Racing Team. Nos anos seguintes, a equipe evoluiu ao ponto de, em 1933, terem em mãos a Rondine, uma moto com motor de quatro cilindros com refrigeração liquida e capaz de desenvolver 60 cv a 8500 rpm. Números impressionantes para a época.


segunda-feira, 16 de abril de 2012

E COM O CALOR, OS MESMOS RISCOS EM NOME DA SUPOSTA SEGURANÇA



Estava conversando com o Quico ( BHB), uma desses dias em que o calor exagera na dose, parados num posto da Dutra, próximo a Resende-RJ, debaixo da sombra de uma bela arvore, olhando a represa ou rio que passava bem abaixo do local, quando vimos chegar um grupo de oito motos de médio e grande porte. De onde estavamos podiamos ver perfeitamente o pessoal parando e começando a sessão desmontagem.
O calor com certeza estava acima dos trinta graus e mesmo na sombra suávamos bastante.
Todos os motoqueiros que haviam chegado, bem como suas garupas, retiram as jaquetas e nota-se as camisas molhadas, grudada a pele.

Comentamos a seguir, no que leva uma pessoa a enfrentar um tempertaura dessas do nosso verão, usando camisetas de manga comprida ou mesmo de mangas curtas, calças de cordura ou couro, botas lonas e jaqueta?
Serão possiveis suicidas, brincando de roleta russa?
Sim, porque para não distinguir o risco que estão correndo, com essas roupas pesadas e botas, alem de luvas, que impedem qualquer circulação sob as roupas, somente mesmo sendo suicidas.

O Quico, não se contendo, foi conversar com ele. Eu permaneci onde estava, até porque ja sabia o que diriam.
E advinhem o motivo alegado : segurança kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É brincadeira de mau gosto..em nome da segurança o cara se coloca num imenso risco. Mas é assim mesmo, em terras tupiniquins, onde tudo é copiado, é apenas copiado, sem sequer darem ao trabalho de saber o que esta sendo copiado. Uma coisa é se pilotar entre 3 e 15 graus, outra é se pilotar com 32 ou mais graus. Mesmo assim, la fora, raramente se usa roupas tão pesadas, salvo os motoqueiros da moda, que desfilam "faturando" algum sobre as grifes que usam.

Podia-se perceber a respiração ofegante de cada um deles e o suor correndo forte pelas têmporas. E assim entraram no restaurante.

Nós continuamos por ali mais algum tempo até que colocamos nossas luvas de dedo, nossos capacetes Kraft tipo cocão, camiseta regatas , acionamos nossas motos e la fomos nós como fazemos ha mais de 45 anos..curtindo o vento e a liberdade que a moto nos proporciona, mas precisamo saber usa-la...




Texto: Black Horse Brasil MC

quarta-feira, 11 de abril de 2012

MARCAS HISTÓRICAS DE MOTOS - 07

Outra marca americana a ultrapassar os cem anos de idade, a Indian inaugurou os conhecidos motores de dois cilindros em “V” em 1907. Entretanto, em 1904 uma motocicleta Indian foi premiada na St Louis Exposition por ter viajado de São Francisco até Nova Iorque em 31 dias sem apresentar nenhum defeito. Entretanto, a primeira moto de alta cilindrada da marca, pelas quais são conhecidas até hoje, foi a Powerplus. Equipada com o já conhecido motor de dois cilindros em “V” de 1000 cc, a moto permaneceu em linha entre 1916 e 1924.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

PENSEM BEM NO QUE FAZEM

Olá amigos, assisti esse vídeo em um site nacional e fiquei chocado com tamanha ferocidade das imagens. É quase impossível uma pessoa não parar uns segundos para pensar no que esta vendo a sua frente.
Sei que o público que atingimos no blog é muito consciente e prioriza o prazer, mais o problema muitas vezes não é conosco, e sim com quem divide o espaço (estradas) conosco. Não consigo entender o que leva um ser humano a não ficar chocado com cenas desse calibre ou ficar chocado e cometer os erros novamente, mesmo tendo todo tipo de instrução ao seu favor.

Mais como pedir e conscientizar pessoas que não tem amor e zelo a si mesmos? Como influenciá-las a respeitar os outros componentes do trânsito, principalmente os motociclistas?
Parece impossível de acontecer não? Enquanto isso não acontece, seguimos sendo esmagados pela nossa própria brutalidade e ignorância, sabendo que estamos errados, aceitamos e prevemos o erro, mais não fazemos nada pra mudar o resultado final e proteger nossas Vidas. Muito pior, quando nos enchemos de orgulho, nos achando um super-herói, que consegue ser o mais rápido, o que tem reflexos ultrassônicos, que tem o corpo coberto por uma armadura de titânio e que nada e nem ninguém pode atingi-lo.

Só peço pelo amor que tem aos seus parentes, aos seus amigos, a pessoas que nem conhecem ou no mínimo amor a vocês mesmos: não ajam como animais irracionais (peço desculpa ao animais irracionais que em muitos casos são melhores que nós) destruindo tudo que vê ou toca.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

MARCAS HISTÓRICAS DE MOTOS - 06

Fundada em 1886 como uma importadora de bicicletas alemãs, a Triumph marca inglesa produziu a sua primeira motocicleta em 1902. Tratava-se de uma bicicleta equipada com um motor Minerva de 211 cc, capaz de gerar 1,5 cv de força. Já em 1904 a Triumph entrou de cabeça na fabricação de motocicletas – ainda tendo como base os modelos de outras fabricantes – e, no ano seguinte, os modelos passaram a ter o design original da marca. A moto sem nome e com motor de 3 cv teve mais de 250 unidades produzidas no final de 1905.


segunda-feira, 2 de abril de 2012

AS BANDEIRAS EMBANDEIRADAS - COLETES!



Observar é sempre uma forma de aprender. Nem que seja para aprender o que não se deve fazer.
No inicio, os coletes serviam para identificar os grupos, apenas para isso.

Com o passar do tempo, inovações foram sendo adaptadas, penduricalhos foram sendo adicionados, alguns até com um gosto razoavel, outros exagageradamente, chegando ao ponto de não mais se ver o colete.

Mas gosto é gosto, e ja que a memoria nunca é respeitada mesmo, então que seja como cada um quiser.

Mas, ultimamente, de poucos anos para ca, começou-se a ver um novo modismo. Bandeiras. Bandeiras que surgiram timidamente, para indicar que aquela pessoa tinha visitado um determinado país, aos poucos foram se tornando mais um penduricalho ornamental.

Facilmente encontra-se motociclista praticamente coberto de bandeiras, na maioria dos casos , (nesses exageros), motociclistas que nunca sairam sequer do estado.
Com isso mais um indicativo cai por terra, ao ponto daqueles que realmente usavam indicando sua condição de viajante, deixarem de usa-las.

Chega a ser impressionante a facilidade com que destroem a historia, com que alteram as configurações, com que mudam os fatos passados, dando-lhes uma roupagem sem sentido, sem fundamento e absolutamente sem valor.
A ridicularização do que ja foi objeto de orgulho, esta chegando ao fundo do poço e o que outrora foi motivo de respeito, hoje se torna objeto decorativo. Usar um colete hoje, esta longe da importancia que ja teve.

E enquanto isso, poucos remanescentes tentam manter alguma chama acesa, numa luta inglória, pela preservação de uma historia, de uma época.
Depois do motociclista engarrafado, estamos entrando na fase do motociclista embandeirado....tristes tempos...


texto: Black Horse Brasil