sexta-feira, 30 de setembro de 2011

EU TENHO UM SONHO

 (Se tiver com o documento em ordem este carro fumacento pode rodar)
  
O pastor e ativista político americano Martin Luther King Jr era um poeta. Suas frases e discursos são até hoje repetidas e usadas como referência em várias situações. O mais famoso de seus discursos começava dizendo “Eu tenho um sonho” e prosseguia relatando como seria o ideal de um país sem a perseguição racial que os Estados Unidos promoviam nos anos 50.

Pois eu também tenho um sonho. Sonho com o dia em que minha cidade será administrada por pessoas que pensam no interesse maior da coletividade e não no poder. Pessoas contratadas pela competência técnica e não por um concurso que mede a capacidade de decorar a tabela periódica e os afluentes do rio Amazonas. Sonho com o enxugamento na administração pública e contratação de profissionais efetivamente competentes e não parasitas que vêem no emprego público uma forma de trabalhar pouco e sempre.

Sonho com a transparência da administração pública e a extinção eterna da corrupção. Com a certeza de que cada centavo compulsivamente doado à administração sob os eufemismos de imposto, taxa, contribuição compulsória etc chegue efetivamente à população.

Mas acima de tudo, sonho com o dia que o gerenciamento do trânsito seja feito por pessoas especialistas, juristas, gerenciadores com a mais rara qualidade humana: a sensatez. Neste país ao contrário uma folha de papel, ou a falta dela, tem mais peso do que qualquer item de segurança do veículo. Se um motorista, ou motociclista, distraído ou esquecido mesmo, deixar de pagar uma taxa pode ter o veículo apreendido, guinchado e retido em um pátio, mesmo em perfeitas condições de uso, com todos os itens de segurança e impecável. Enquanto um carro, ou moto, com documentação em ordem, mas caindo aos pedaços pode rodar livremente. A arrecadação tem mais importância para o Estado do que a segurança do cidadão.

Só para não ficar nos exemplos brasileiros (que já sabemos ser ao revés do mundo), pesquisando outros países constatei que nos Estados Unidos, se o cidadão esqueceu de pagar alguma taxa e o policial o flagrar, pode pagar diretamente ao oficial, que no carro tem uma dessas máquinas portáteis que transmitem dados por telefonia celular, igual à de qualquer botequim. Eu mesmo fui multado, em 1999, e paguei a multa pelo cartão de crédito diretamente ao policial (ultrapassei em faixa contínua).

Na Inglaterra, se o cidadão for pego com a documentação irregular, tem três dias de prazo para se apresentar diante de um delegado de trânsito com os papéis em ordem. E ai do sujeito se não aparecer. Em nenhum destes países o veículo é retido, porque nestes lugares esquisitos o Estado entende que a propriedade do veículo não pode ser questionada ou retirada se estiver pago! No Brasil o direito à propriedade está garantida pela Constituição, desde que as taxas da propriedade estejam em dia! A propriedade é tua, mas o direito ao uso é pode ser confiscado pelo Estado.

Ah, mas ao adquirir a propriedade, por um valor muito acima ao do mercado mundial, é sempre justificado pelo comércio como resultado do excesso de tributação. Cerca de 35% do preço dos carros, motos e caminhões já são  resultado de impostos em cascatas. Mesmo assim se não pagar as taxas anuais o cidadão perde o direito de usar o veículo. É a farra do poder público sobre o direito à propriedade. Concordo que os veículos com mais de cinco anos de uso sejam fiscalizados, mas em carros semi-novos, com menos de 10.000 km rodados esta fiscalização de emissões de poluentes tem o desagradável e poluído cheiro de propina oficial, tipo: “passa cinquentinha aqui que eu libero seu carro zero quilômetro pra rodar pela cidade”. Durma-se com uma esculhambação dessas!

Outro sonho é ver juristas, especialistas em direitos civis, questionarem se esse DPVAT é legal. Na minha ingenuidade política e fiscal acho que  deveria ser atrelado à pessoa física e não a um bem inanimado. Veículos não saem sozinhos por aí, precisam ser dirigidos e quem dirige que é responsável pelos acidentes. Portanto, nada mais natural que o seguro obrigatório fosse atrelado a um CPF ou prontuário de CNH. Veja a situação de quem tem mais de um veículo, por exemplo, ninguém dirige dois carros ao mesmo tempo. Qual o sentido de um veículo parado ser submetido ao pagamento de seguro compulsório? Ele pode sair sozinho e atropelar alguém?

Parece que tudo no Brasil é feito para tirar o máximo possível de dinheiro do contribuinte. Se alguém tem um carro, uma moto e um scooter, por exemplo, precisa pagar seguro obrigatório de três veículos, mas só usa um de cada vez. Não tem o menor sentido! É o mesmo princípio do sistema Sem Parar dos pedágios já questionado antes. Não faz sentido ser fixado a um número de placa, mas deve ser direito de um motorista! Mas o Estado precisa garantir o retorno do investimento feito pelas empresas privadas que administram os pedágios. Uma pessoa paga três taxas de administração para ter direito aos transponder, mesmo que só use um carro de cada vez. E mesmo que usasse dois, ambos pagariam o pedágio do mesmo jeito!

 (Mas se este carro zero km estiver sem o licenciamento ou sem a inspeção veicular será recolhido ao pátio...)

Recentemente uma estudante de jornalismo gaúcha provou (ou tentou provar) que a cobrança de pedágio é ilegal por se constituir bitributação. Como no preço da gasolina já está incluído o imposto destinado ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, que cuida da conservação de estradas), o pedágio seria uma cobrança ilegal. Todo mundo sabe, mas parece que esquece ou prefere não lembrar, mas o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) é um bonito nome para um velho imposto: a TRU, Taxa Rodoviária Única, lembra disso? A TRU não foi extinta, ela mudou o nome para IPVA! Ou seja, se o IPVA é a ex-TRU rebatizada, então já é uma taxa rodoviária e não poderia existir o pedágio! Para oficializar o escandaloso caso de bitributação, com a volta do pedágio, mudaram o nome do imposto, simples! Portanto, a estudante de jornalismo pode argumentar que se trata de uma tri-tributação! É pouco, para um país que é penta!

O Brasil está sendo doado às empresas privadas. DPVAT e rodovias são administradas por empresas privadas. Se a verba que a União deixou de investir na conservação das estradas fosse usada para saúde pública, ensino, segurança, vá lá, seria aceitável esta “privatização” das rodovias. Mas a verba que o Estado deixou de usar nas estradas caiu neste sumidouro de dinheiro chamado erário e sabe-se lá onde foi parar!

A inspeção veicular também é gerenciada por uma morosa e descaradamente despreparada empresa privada chamada Controlar que nem sequer dispõe de um telefone 0800 para atender seus “clientes”. Mesmo que o cidadão pague a taxa obrigatória, em dinheiro, à vista, no site da empresa, a liberação para fazer a inspeção demora três dias úteis. Se o veículo estiver apreendido são mais três dias pagando a taxa de “hospedagem”. Ah sim, o seu veículo zero quilômetro apreendido por falta do pagamento de uma taxa de R$ 53,00 será rebocado em um guincho de uma empresa privada, ficará no pátio de uma empresa privada e os preços são totalmente fora da realidade. Da nossa realidade, claro.

Eu sonho com o dia em que a palavra do cidadão tiver mais peso do que o reconhecimento da assinatura por um sujeito que nunca te viu na vida. Sonho com o fim desta instituição anacrônica, resquício da monarquia, chamada cartório. Se nunca mais soubéssemos de um caso de falsificação de documento eu seria o primeiro a sair nas ruas empunhando a bandeira pró-cartório. Mas este monumento à burocracia continua emperrando nossas vidas e os carros roubados continuam sendo esquentados, os terrenos continuam sendo grilados e contratos são falsificados diariamente.

Mas eu sonho mesmo com o dia que o Brasil voltará a ser um país normal e o peso do Estado deixará de ser um pesadelo na nossa vida!


Fonte:www.motite.blogs.sapo.pt

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PARA MEUS AMIGOS...


" Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos...

Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido... Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre...

Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe...

Podemos nos telefonar... conversar algumas bobagens. Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo...

Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!

A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos...

Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado... E nos perderemos no tempo...

Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!! "

Vinícius de Moraes

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Yabadabadabadabadoooooooo


Seja alegre, tenha entusiasmo em tudo que faz, mas... não seja idiota.
Nos comentários do vídeo diz que chegaram a 200mph com o scooter. Acho que não, mas estavam correndo bastante; felizes e lampeiros. Capacete? Para que? De scooter não precisa.
Não conseguiu entender porque caíram? Bem, o vídeo não mostra os detalhes, mas caíram por falta de habilidade, falta de noção, falta de tudo. Ou será que caíram por excesso? Excesso de confiança, excesso de brincadeiras, excesso de exibicionismo?
Se alguém entendeu o que o cara gritou antes de cair me conta aí. Para mim pareceu algo como "Yabadabadabadabadooooooooo"

sou fã desse blog! parabéns youssef

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CAMINHOS ERRADOS!


Algumas vezes deixo as coisas acontecerem pra ver onde vai dar.

O que vou contar foi na estrada, indo em direção ao norte, na verdade a uma cidade do nordeste encontrar alguns irmãos e amigos.

Viagem de uma semana, um mês, ou um ano, não faz a menor diferença.

Estrada principal, cento e vinte na motoca, vento na cara e aquela sensação que ninguém consegue descrever direito, mas que qualquer um que esteja lendo isto conhece bem.

A última vez que olhei o mapa para tentar decorar o caminho já fazia uns três dias atrás, e três garrafas de Jack também, uma por noite, claro que não sozinho né pô, sempre dividindo com um irmão ou dois.

Enfim, sem pressa e sem muita idéia de como chegar no destino, faltando muitos quilômetros, talvez mais de um dia de viagem, decidi que o vento no rosto estava forte demais, que cento e vinte era muito, que não estavamos aproveitando a viagem como deveríamos e então peguei a estrada “não principal” para poder variar um pouco e sair da mesmice, iríamos pela estradinha que vai pela costa, bem mais bonita, bem mais devagar e bem mais interessante.

E lá se foram uns 50 km no acesso que eu achei que ia levar-nos pra costa, mas nada da tal costa aparecer. Posição do Sol... Leste tá pra lá, oeste pro outro lado, norte e sul e, seguindo o instinto e a lógica, o mar deve estar pra direita.

Meus irmãos decidem voltar, não estão a fim de andar errantes, e voltam ao encontro da rodovia principal.

Pra mim é desafio, é mais legal e divertido, e lá vou eu, continuo mais uns 50 km, quando então aparece uma serra:

- Putz, que porra de serra é essa??? Não devia ter nenhuma serra por aqui que eu me lembre...

Enfim, voltar agora não dava mais, fora que uma serrinha caia bem no meu gosto.

Subo a serra e vão uns 20 km curtindo as curvas, o clima fica frio, muito bom, mas sem casaco é foda. Termino a serrinha e paro no primeiro boteco de estrada, vou lá esticar um pouco, tomar alguma, curtir o friozinho e tentar esquentá-lo ao mesmo tempo. Aparece um sujeito que tem toda a pinta de ser o dono daquela Custom chinesa 125cc que estava parada lá fora. Tiro minha cara de malvadão e começo a trocar uma idéia com o sujeito. Na estrada toda ajuda é bem-vinda (ou não).

- Cara, sabe me dizer, se eu continuar por aqui, consigo chegar na estrada do mar?

- Olha, na verdade você tinha que ter virado bem antes, mas se continuar nessa direção também dá, vai rodar mais uns 20 km e aí você vai ver uma fábrica de frangos, logo depois dela entra a direita, aí é só ir reto...
Agradeci, engoli o resto que tinha no copo de requeijão e parti...

Uns 20 km depois deu pra saber que eu estava chegando perto da indicação dele, inclusive antes mesmo de enxergar a tal fábrica de frangos. É que esses “matadouros” de galinhas cheiram mal a beça, e dá pra sentir o cheiro a quilômetros de distância. Passei a fábrica, entrei à direita e acelerei. Rodei mais uns 3 km e de repente a estrada (que já vinha meio esburacada) vira uma estrada de terra. Parei o primeiro Caboclo que estava passando a pé e perguntei se o mar era pra lá mesmo, respondeu que sim, e aí pensei:

- Belo filho da puta aquele cara do boteco, nem pra avisar que a estrada é de terra... Por isso que merece andar de moto chinesa! Safado!

Enfim, lá fui eu, mais uns 10 km de terra, nem estava tão ruim, terra batida, judiou um pouco da motoca, mas valeu a pena, não teria um visual daqueles em lugar nenhum lá na estrada principal. Parei a motoca ali mesmo, no meio do nada, sentei no meio da estradinha, acendi um cigarro e fiquei curtindo aquilo. A gente aproveita esses momentos pra meditar um pouco. Também, num lugar desses não temos muita opção a não ser voltarmos ao cabal. Eu estava sozinho, percorrendo uma estrada diferente; os outros não quiseram vir; tinham objetivos diferentes; nossas estradas bifurcaram em algum momento. Achei engraçado, dá até pra metaforizar a vida da gente com esse tipo de coisas. Mas não importava, como era bom estar ali, no meio do nada, você e sua motoca, como te faz sentir vivo! Pena que eles não vieram, pena...

Voltei a rodar e pouco tempo depois começou a aparecer o asfalto, aí lembrei da porra da gasolina!!!! Estava tão zen com a estrada que nem lembrei que estava acabando, parei de novo pra perguntar a um transeunte local se tinha um posto perto, e o sujeito, pra minha sorte, respondeu que tinha um postinho há uns 10 km pra frente. Agradeci e parti novamente.

Olhei o tanque, era restinho de gasolina mesmo, mas conheço bem a minha menina, pelo que vi talvez desse pra rodar os dez quilômetros, talvez só nove, se for dez é no talo e com muita sorte...

Só que a informação foi dada por mais um Capiáu filho da puta! O posto não ficava a dez, ficava a 14 km... A moto até que me ajudou, fez esforçados 13 km, empurrei o quilômetro que faltava inteiro. Esse povo é foda... Esse não merecia andar nem de moto chinesa. Vai a pé mesmo safado!!!

Enfim, o posto nem preciso contar como era né? Mas salvou o dia. Abasteci e aproveitei pra perguntar bem sobre como chegar na praia e parti.

Primeira vista do mar é impressionante, sempre é. Descer de uma serra e de repente bater no mar é sempre muito bom.

E depois foram mais 200 km de asfalto beirando a areia... É, essa paisagem que você imaginou mesmo. Cheguei lá no comecinho da noite e, só pra colocar a cereja do bolo, apareceu uma puta lua gigante e amarela nascendo no mar. Os caras já haviam chegado há umas quatro horas e estavam dormindo. Não sei por que, mas por dentro achei engraçado, e fiquei com pena deles...

Enfim, essa foi a viagem.

Conclusão, pegar as estradas secundárias faz com que seus irmãos te deixem sozinho, mas você aprende bem mais do que ir por uma estrada principal a 120 km/h sem ver nada interessante nem diferente, só apontando pra frente. Vai chegar mais rápido sim, mas e daí? E quando chegarem todos no mesmo lugar, uns fizeram apenas uma viagem de moto. Outros fizeram história pra contar.

E no final das contas, lá no final mesmo, o importante sou eu e minha Harley, o resto vem e passa...

Boas estradas! Antes só do que mal acompanhado.


BIG CHOPPER DE LA FRONTERA

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MOTOCICLISTA SEMPRE CORRE RISCOS!


Por Reinaldo Brosler - VP Águias do Vale MC - Administrador do site Riders Of Freedom

Pilotar motocicleta entre o céu e o asfalto é correr risco de não ter tempo pra mais nada.
Pegar a estrada com irmãos de fé e destino é correr risco de não querer voltar mais.
Ajudar um motociclista na estrada é correr risco de conquistar sua amizade e cumplicidade para sempre.
Contar as tuas histórias de motociclista pra outrem é correr risco de libertá-lo de uma escravidão e transformá-lo em motociclista.

Defender teus sonhos e ideais no motociclismo é correr risco das pessoas entenderem porque elas fazem terapia.

Seguir a tua paixão sem medir pequenas consequências é correr risco de se livrar de um monte de grandes consequências.

Viver a todo momento sobre uma motocicleta é correr risco de não conseguir mais sair de cima dela.
Estar de motocicleta numa estrada desconhecida é correr risco de descobrir gente e lugares que jamais esqueceremos.

Vida sem riscos não faz sentido, sem muito sentido é viver a vida sem riscos.
É possível viver a vida sem correr nenhum risco, sem risco entre sonho e pesadelo, sem risco entre confiança e insegurança, sem risco entre atenção e desprezo, sem risco entre existir e vegetar, sem risco entre nada.
É possível viver a vida sem correr nenhum risco, pra evitar sofrimentos e desilusões, mas que só evitam riscos, e grandes oportunidades.

De sentir, de aprender, de mudar, de crescer, de amar, de viver.

Corram riscos de motocicleta, mas não com a motocicleta. Façam as tuas escolhas e boa viagem.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

E A MERITOCRACIA FOI SUPLANTADA PELO AUTORITARISMO EXACERBADO



Caros amigos, companheiros de jornada, usuários de veiculos de duas rodas, gente diversa e versada em discutir sobre como desfrutar da motocicleta, e dos relacionamentos em grupo,

É com muita tristeza e com um aperto no peito que vos escrevo agora, e se eu pudesse não diria o que vou, nesse momento. Sem maiores preparações, fazia tempo que eu não via rostos tão tristes pelo mesmo motivo, ânimos alterados, rivalidades pessoais em andamento, humilhação, confusão e decepção, numa mesma hora, num mesmo local onde antes se reuniam pessoas para conversar assuntos em comum.

Sem nenhum tipo de acusação formal devo dizer que o momento, que deveria ser de celebração e festa, passou a uma intensa disputa para saber quem mais tinha razão. Sentimentos magoados, orgulhos feridos, egos inchados e eu quase não reconheço nas fotos da noite, os meus amigos.

Me senti impotente, desarmado, sem forças. Na minha modesta opinião, no grande grupo estava presente a pessoa cuja responsabilidade no meu entender era defender o grupo, mas esta não entendia que deveria fazê-lo, por que se assim o fizesse, toda aquela situação teria sido evitada.

A raiva de uns, o cinismo de outros, tudo isso sob o meu olhar, parecia que não estava de verdade acontecendo. Mas em plena quinta-feira e sem o efeito de drogas lícitas ou ilícitas, nem mesmo um analgésico, uma ilusão dessa amplitude não poderia estar sendo processada pelo meu cérebro.

Sou muito emoção e por isso tudo me toca com profundidade. E quando algo me perturba não disfarço muito bem. Passei uma noite de cão, sem ofensa ao animal. Passei um dia em parafuso, tentando trabalhar sem me situar muito bem. O corpo foi a universidade, a cabeça não. Espero não ter errado muito nos meus cálculos. Só vou saber disse depois.

E, como pessoa, motociclista, parceiro e colaborador, vou botar a bola para frente. O que há de amigo em mim vai sofrer um pouco, o colaborador vai se entregrar a outras tarefas. O ser humano aqui, por trás das letras, está propenso a nunca mais esquecer esse momento, mesmo que tente. O pesquisador está tentando a todo custo não esquecer nenhum detalhe, para poder depois incluir essa experiência única em sua pesquisa.

Mas eu não estou confuso e sei que não perdi tudo: ainda restam as amizades que fiz. A tristeza? O tempo e o uisque curam. E por isso eu ainda quero estar e andar em bando, enquanto puder andar de motocicleta.


Joel Gomes – Acadêmico das Ciências Sociais – Recife – Pernambuco.
jotagomes@gmail.com

terça-feira, 20 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO, RESPEITO E SEGURANÇA, PRATIQUE ISTO!

TRANSITO RODOVIÁRIO


Mantenha distância segura para não cair nas armadilhas das ruas

Em estradas e rodovias a prática da antecipação e do respeito pelos motociclistas deve ser exemplar. Apesar do ambiente sugerir e permitir uma pilotagem mais relaxada, isso não significa que a atenção deva ser deixada de lado. Ao contrário, pelas velocidades normalmente maiores, a concentração devem ser total no que está adiante e também no que vem por trás. A recomendação evidente é seguir as regras do trânsito. Além delas, perceber que nas estradas os outros veículos podem ser mais rápidos que a motocicleta. Portanto, atenção ao espelhos retrovisores é muito importante e oferecer passagem ao veículos mais rápidos deve ser a regra.

Procure manter distância segura para visualizar os buracos e imperfeições da pista. Lembre-se que passar por um buraco a 60 km/h é bem diferente de passar por ele a 100 km/h. Um pneu pode estourar ou mesmo o controle da moto pode ser perdido subitamente. Encontre o ritmo adequado – seu e da sua motocicleta – mantenha-o e não aceite provocações. Mais uma vez lembre-se: motos e motociclistas são diferentes e tem limites diferentes. Não queira andar num ritmo que não é seu nem da sua moto.


Cada um faz a sua parte para um trânsito melhor

Não force passagem, sobretudo em subidas onde você percebe que um automóvel ou caminhão vai ultrapassar o outro. Seja gentil e sinalize dando a preferência ao veículo que vai ultrapassar. Mesmo se houver espaço no corredor para efetuar a ultrapassagem, não o faça. Na estrada a velocidade é muito maior e sua capacidade de reação é limitada por esta velocidade. Apesar de controverso, só vá para o corredor entre os carros com o trânsito parado ou lento. Mesmo assim, adote velocidade compatível, baixa e segura.
Antecipar, respeitar, prevenir, atentar, perceber, ser cordial e gentil. Como se pode notar, a receita para um trânsito mais seguro é uma questão individual, onde cada um faz a sua parte e todos ganham.



"Livre Arbítrio", você faz a sua hora, o seu dia, a sua vida. "Seja Feliz".

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MOMENTO HISTÓRICO!

Sobre a noite, as mudanças e a reunião na Facção Recife – 08/09/2011.


Caros amigos, companheiros de jornada, usuários de veículos de duas rodas, blogueiros, gente diversa e versada em discutir sobre desfrutar de motocicleta e de relacionamento em grupo:

A vida é feita de momentos e a nossa existência, de ciclos... O dia ao qual me refiro foi um dia muito importante para a facção: os fatos que aconteceram são a demonstração de amadurecimento de uma instituição criada para fortalecer e proteger os seus membros.

Para um clube relativamente novo, uma mudança na presidência e no corpo de diretores representa um grande avanço. Representa, inclusive, que seus membros entenderam o significado da bandeira que defendem, e entre eles há os mais destacados, e entre estes, alguém pronto a dar continuidade ao trabalho.
Como ser humano considero mudança um ato de renovação, de crescimento, de afirmação de que o caminho trilhado até agora está próximo de ser o mais correto.

Como pesquisador entendo que modificações requerem um certo preparo e, se uma instituição fundada sobre regras discutidas ao longo de experiências práticas e convivência em grupo decide renovar o comando, é sinal claro de que há possibilidade e o desejo de continuar crescendo.


E como pretenso membro, posso dizer que o clima de tensão da reunião chega a ser contagioso... Um grande passo pelo tamanho da responsabilidade transferida. São muitos quilômetros rodados sem acidentes graves, o respeito adquirido perante os diversos moto clubes amigos, viagens, troféus que incluem um de destaque entre os dez melhores do Nordeste, eventos motociclísticos e beneficentes, a conquista da sede própria, raro entre os moto clubes mais recentes, inserção de novos membros e prósperos, uma agenda organizada de eventos quase que obrigatórios, combinados ao longo do ano.

Isso tudo marca a noite do dia oito como um momento único e especial: há que preservar as conquistas e se observar e resolver as falhas, há que se manter o respeito alheio conquistado, há que valorizar os momentos vividos, há que se permanecer a história de sucesso de um clube com muito mais a oferecer, e muito ainda a conquistar.

Sobre mim? Eu ando em bando, amigos, enquanto puder andar...



Texto: Joel Gomes – jotagomes@gmail.com – Colaborador KCLA – Facção Recife.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TRÂNSITO URBANO - TRÁFEGO LENTO OU PARADO

Na condição de trânsito lento ou parado é o momento em que a motocicleta mostra sua principal vantagem frente aos outros veículos: a agilidade. Portanto, utilizar os espaços entre os carros é uma situação para a qual você deve se preparar. No entanto, ela obriga o motociclista a manter máxima atenção, prudência e capacidade de antecipação. O maior desafio para trafegar no corredor é ajustar o ritmo, pois não há – literalmente – espaço para erros. Como é comum o “anda – pára” dos carros, você não é obrigado a ir para o corredor todo o tempo. Mas precisa muita atenção para entrar e também para sair dele, pois além dos carros, há uma fila de motos no corredor.

Portanto, entre no corredor e mantenha o seu ritmo, evidentemente mais rápido que os carros, mas em velocidade segura e ajustada para o espaço disponível. As discussões sobre este assunto são inúmeras e infindáveis. Já que não há uma regra, adote o bom senso e trafegue em velocidade segura e a uma distância da moto à sua frente que lhe permita condições seguras de reagir a qualquer problema. Algo próximo a 40 km/h para trânsito parado ou lento pode ser uma boa sugestão.

Olho no espelho: se há condição segura, dê passagem aos apressados, mas nunca ultrapasse seu limite

É claro que essa velocidade poderá variar de acordo com o espaço disponível e as condições da pista. Igualmente claro é encontrar motociclistas que querem andar mais rápido, normalmente em velocidade excessiva e incompatível com o espaço disponível. Eles acabam forçando outros motociclistas a andarem mais rápido e é nesta hora que deve haver bom senso e respeito.

A atitude agressiva, com o dedo na buzina, gritos, gestos e aceleração intensa não resolvem nada, além de colocar todos em perigo e causar graves acidentes. É vital respeitar o ritmo de cada um e lembrar-se que todos já foram motociclistas menos experientes e portanto, com limites e capacidade de pilotagem diferentes. Nesta situação, se puder dar passagem de forma segura, faça-o para evitar acidentes. Caso contrário, permaneça no seu ritmo. Chegará um momento em que os mais apressados encontram uma forma de “furarem a fila” e prosseguirem nesta atitude arriscada e muito próximo de causar um acidente com conseqüências graves a todos.


Semáforos para pedestres próximos a pontos de ônibus e shopping center são locais potencialmente perigosos

Além dos cuidados com a pilotagem nos corredores entre os carros, é preciso estar atento aos locais de maior movimento de pedestres e cruzamentos (com e sem semáforo). Diminua a velocidade em áreas próximas a pontos de ônibus, em frente a shopping center, faixas de pedestres, pontos de conversão de automóveis e entradas e saídas de estacionamentos de bancos e supermercados. São locais onde a possibilidade de imprevistos com pedestres e motoristas é maior e por isso exige total atenção. Uma forma de evitar surpresas é fazer o mesmo caminho sempre que possível. É mais fácil para conhecer os locais mais perigosos, com buracos e imperfeições no piso, além de saber onde estão os pontos que exigem atenção.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MERCHANDISING !

(blog de Toninho)



Olá amigos hoje trago mais uma novidade para vocês, apartir de agora além do site do clube, do blog das facções Recife e Aracajú e o blog de nosso irmão e membro Renato ninja lancei também o meu blog, blog dedicado ao nosso universo motociclistico onde estará diariamente atualizado com tudo que é tendência na nossa cena e no nosso cotidiano, assim como o de Renato Ninja será voltado mais pro que vemos, sentimos e gostamos além de trazer informações primordiais para quem começa ou a pilotar uma moto ou quem quer atravessar os continentes em suas guerreira.

(blog do Renato ninja)


Espero que gostem e visitem mais este espaço dedicado a nós aventureiros desbravadores e principalmente sem fronteiras assim como descrevo o meu blog pessoal ele!


Acessem!


Blog os sem fronteiras "toninho": www.os-sem-fronteiras.blogspot.com


Blog Diario de bordo "Renato Ninja": www.renatolyra.blogspot.com

"EDUCAÇÃO, RESPEITO E SEGURANÇA", PRATIQUE ISTO MOTOCICLISTA. PARTE 03



TRÂNSITO URBANO – CONDIÇÕES NORMAIS

Dentro da faixa, trafegue pelo local onde passam os pneus dos carros; evite problemas com aderência

Adote como regra seguir o fluxo quando o trânsito está normal. Se a velocidade da via é 60 km/h e os carros estão nesta velocidade, não há necessidade de andar pelo corredor em velocidade maior. Escolha sua posição dentro da faixa de rolamento, certifique-se que o motorista do carro à sua frente viu você, adote distância segura e trafegue com as rodas de sua moto pela mesma faixa por onde passam os pneus dos carros. O meio da faixa fica sempre mais sujo e empoeirado, prejudicando a aderência.

Lembre-se que o motorista também desvia de buracos. Esteja atento aos movimentos do motorista e procure enxergar os outros veículos que estão mais à frente. Um solavanco qualquer no carro mais adiante ou um movimento das mãos do motorista permitem a você antecipar que há um buraco ou algum outro tipo de obstáculo. Não adianta amaldiçoar o prefeito, a companhia de águas ou seja lá quem for o responsável por aquele buraco ou desnível na tampa do bueiro. O prejuízo é sempre seu. Então, saia detrás de veículos que não lhe permitam ter visibilidade da situação da pista adiante. Se for inevitável, triplique a distância que adotaria normalmente.

Não se esqueça jamais: o motorista à sua frente tem que ver você. Nunca permaneça nos chamados “pontos cegos” do motorista. Se você não é motorista e não sabe onde são estes pontos, peça a um motorista para lhe mostrar. Se decidir ultrapassar, sinalize com clareza e antecipadamente. Não esqueça dos veículos que estão atrás. Olhe sempre nos espelhos e sinalize todas as suas manobras com os piscas e, se necessário, com uma das mãos.


Procure certificar-se de que o (a) motorista viu você

domingo, 11 de setembro de 2011

TUDO TRANQUILO, ATÉ QUE...


Cenário perfeito, tudo tranquilo, estrada lisa e vazia, mais um belo passeio de moto, até que...

Bem, está claro no vídeo que a situação foi um golpe baixo, o motociclista não teve nenhuma chance de defesa. Esse peru, se sebreviveu, deveria ser preso.

Mas o que se pode tirar de lição daí então? Como lidar com uma situação tão imprevisível?
A dica de hoje é simples: ande sempre equipado. É a única coisa que pode te ajudar numa situação dessas.

E é bom lembrar que coisas desse tipo realmente acontecem.

Uma das maiores bobagens que a gente faz é tentar imaginar onde está o perigo e se preparar ou equipar somente nessas horas.

Alguns usam equipamentos de segurança somente na estrada, por exemplo, como se um acidente na esquina de casa não fosse suficientemente perigoso.

Outros acham o trânsito da cidade muito perigoso mas se sentem tranquilos em uma estrada calma. O fato é que o perigo esta em todo lugar e o equipamento também deve estar.

Ande equipado, preparado para tudo; até mesmo para encontrar um peru assassino desses.


Fonte: www.blog-do-tiozao.blogspot.com

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

QUEM SOMOS NÓS MOTOCICLISTAS?


Seres em constante movimento, pertencentes a diversas “tribos”?
“Tribos” formadas por trilheiros em pura lama. Por algumas supersports que achamos que vimos. Vimos? Por profissionais realizados com a Harley dos sonhos num sábado ensolarado em estrada com a pista impecável. Por alguns moto adventurers que querem chegar ao fim do mundo. Por bikers e trikers por todas as curvas deste planeta, rumo a inúmeros eventos e destinos em pleno movimento.

Quem somos nós motociclistas?Compreender este movimento é compreender a própria Natureza.
A Natureza de todas as paisagens por tantos caminhos entre planaltos, planícies, depressões e montanhas.
Da natureza que não basta descobrir o que realmente somos, da natureza que devemos descobrir o que realmente podemos ser. Como motociclistas e seres do bem.
Por qual meio “enchergamos” esta descoberta? Por nossos olhos? Por nosso cérebro? Ou pela capacidade das sinapses entre os neurônios do hipocampo de armazenarem as informações? Segundo a neurologia moderna.
Qual parte ou partes da nossa biologia vê o mundo?

A conectividade de todos os nossos sentidos nos fazem adquirir uma consciência individual sobre todas as coisas.

Se o nosso objetivo é nos tornarmos melhores como pessoas, do bem, solidária com seus semelhantes, minimizando sentimentos ruins, como ódio, inveja, vaidade perniciosa, desmedida ambição, que atropela a tudo e a todos, ferindo sentimentos e ludibriando a boa-fé dos outros, então devemos desenvolver a nossa própria consciência e elementos para isso.

As grandes mudanças vêm da neutralização do Inconsciente Coletivo residente em nossa sociedade, quando conseguimos influenciar sinergicamente o que é gerado por todos, na média de seus pensamentos, sentimentos, sonhos, pesadelos, ações e atitudes.

“Examinai todas as coisas, e retende o que é bom”. (São Paulo)

As nossas fronteiras mais distantes como seres humanos, são exatamente as que nos estão mais próximas, as do nosso próprio corpo, a nossa consciência e da parte de nós de que são feitos o pensamento e entendimento da realidade.

“Quem somos nós que vivemos de desatar os nós das gargantas e juntar esperanças e procurar saídas e levantar bandeiras e adiar partidas. Quem somos nós que dizemos sim querendo dizer não e que balançamos as idéias quando alguém pede perdão. Quem somos nós feitos de emoções, intenções, intuições, mas que também dizemos palavrão quando não cabe uma canção. (…) Quem somos nós que temos muitos colos, calma e paciência, mas que muitas vezes perdemos isso em busca da própria existência. Quem somos nós que desejamos muito mais do que carinho, comida, teto e paz. Que olhamos pra frente sem nunca deixarmos de olhar pra trás. Quem somos nós aqui, neste exato presente? Folha, galho, raiz ou semente? Quem somos nós, além de sermos gente?” (Paula Taitelbaum. Trecho retirado de seu livro, “Mundo da Lua”)
Somos motociclistas, seres em pleno movimento.

Prepare a sua tribo para o “ataque” e vença muitas “batalhas” por tantos lugares a se encontrar.

"Livre Arbítrio", você faz a sua hora, o seu dia, a sua vida. "Seja Feliz."



Fonte: www.universomotociclistico.blogspot.com

Texto de autoria do Reinaldo Brosler, motociclista e administrador do site Riders Of Freedom

NOVA GESTÃO NO K.C.L.A. - FACÇÃO RECIFE-PE!

(Leandro, Cavalcanti, Wilk, Toninho, André, posteriormente Red assumiu o cargo de Leandro na diretoria)



O dia 08/09/2011 entrou pra história do clube em Recife, pois pela primeira vez a presidencia do clube foi alterada desde sua fundação, aconteceu uma reunião com os membros do moto clube, e foi anunciada a saída do nosso Presidente Wilk e o Vice Toninho, que a dois anos trabalham pelo moto clube fazendo ser um clube de destaque no cenário pernambucano e nordestino.


É uma pena que os queridos irmãos que iniciaram o moto clube em Recife se afastem da diretoria, mais ainda continuam sendo membros, devido ao pouco tempo que Toninho e Wilk estão tendo em suas vidas pessoais não poderão estar a frente do clube durante os próximos 2 anos.


Ficando eleito os novos Presidente e Vice para os próximos 2 anos o atual Diretor financeiro Cavalcanti e o membro Taborda, que sempre estão em todos eventos representando e honrando o clube e a facção - recife-PE. Na próxima quinta-feira terá uma solenidade de passagem de diretoria, com os membros.


A festa mesmo será em dezembro com aniversário do moto clube Kansas Clube Leões do Asfalto, o local já esta confirmado e a banda também virá, a sede anda sendo reformada e esta 90% concluida faltando apenas a fachada da sede e uns pequenos ajustes na parte interna da sede.



(Renato Ninja)



Texto: Renato Ninja


Adaptação: Toninho


Fonte: www.renatolyra.blogspot.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO, RESPEITO E SEGURANÇA, PRATIQUE ISTO MOTOCICLISTA, PARTE 02


Antes de qualquer ação antecipada, ao sair com a moto para as ruas e estradas, incorpore quatro idéias básicas:

Dê passagem; seu gesto cordial será reconhecido

1 –
VOCÊ NÃO ESTÁ COMPETINDO. Competir na rua é perder sempre.
2 – SUA MOTO NÃO É UMA ARMA.
3 – ESQUEÇA QUE VOCÊ TEM RAZÃO: No confronto, você e sua moto sempre levarão a pior.
4 – ADOTE POSTURA CORDIAL E EDUCADA: Os outros reagirão da mesma forma.

Com estas quatro idéias realmente incorporadas, lembre-se que o verbo RESPEITAR, além de ANTECIPAR, também dá sustentação à sua segurança como motociclista: RESPEITAR LIMITES: da sua moto, das vias e os seus próprios. Evidentemente também respeitar as regras de trânsito e de convivência nele.



MANUTENÇÃO PREVENTIVA


Comece antecipando problemas com sua moto. Faça manutenção preventiva. Algumas áreas não podem ser negligenciadas. Não espere acontecer um problema nos freios, transmissão e motor.


Antecipe a manutenção da moto e corrija-os se necessário. Confira:

Pneus – Se estiverem no fim de sua vida útil, troque-os e não economize com os mais baratos ou recapados. Você deve querer o melhor para sua segurança. Não se arrisque a levar um tombo no chão molhado ou a ter pneu furado em local onde possa ser difícil encontrar ajuda.

Antecipe-se aos problemas fazendo manutenção preventiva

Gasolina – Não espere a reserva chegar para procurar abastecimento. No momento que você mais precisa acelerar para sair de uma situação perigosa, a moto dá aquela “engazopada” básica, típica de final de tanque de combustível.


Freios / Embreagem / Óleo do motor / Transmissão (relação) – Se você suspeita que já está na hora da troca ou da revisão, faça o que precisa ser feito. Não deixe para depois.


Luzes – Estas devem ser vistas todos os dias antes de sair. Farol alto/baixo, piscas, lanterna traseira e luz de freio. Se sua moto não é nova, ao queimar uma, provavelmente as outras queimarão logo. Portanto, previna-se. Nenhuma delas avisa que vai queimar, simplesmente queima.


Manutenção correta – Não vá na conversa de alguns mecânicos que indicam soluções milagrosas. Cortar a corrente para andar mais um pouco é perigoso. Ela vai quebrar e poderá provocar acidente sério. Use peças de qualidade comprovada.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO, RESPEITO E SEGURANÇA, PRATIQUE ISTO MOTOCICLISTA - PARTE 01

Aumento de frota, menos espaço nas ruas e avenidas, imprudência, inexperiência e negligência. Tudo isso junto resulta em riscos maiores aos motociclistas. Respeitar TODOS os limites - da moto, do piloto, das vias - é ser inteligente para prevenir-se.

Aqui não é lugar para competir; respeite todos os limites.

Antecipar é preciso. Na vida, nos negócios, no futebol, no trânsito. Ter a capacidade de prever o que será feito pelo outro e proteger, prevenir, mudar, ou simplesmente antecipar o movimento, a jogada, o negócio.

Quem anda de motocicleta sabe que deve permanentemente exercitar esta capacidade de antecipar. É uma questão de sobrevivência. Certificar-se de que foi visto, perceber a posição das mãos, conseguir ver além do carro que está imediatamente a frente, entender os pedestres, conhecer os locais potencialmente perigosos. Todas estas são ações que precisam ser exercitadas diariamente. Evidentemente respeitar a tudo e a todos, sobretudo a si mesmo, sem confiar na sorte é regra.

Quem passa por uma situação de perigo, registra a súbita descarga de adrenalina e aciona imediatamente o melhor amigo do motociclista nestas situações: o medo. Na dose certa, o medo equilibra as reações do piloto, permite a ele encontrar o ritmo e elimina o excesso de confiança.

Pilotar motocicleta é um evidente e constante exercício de equilíbrio físico e principalmente psicológico. Quantas vezes você já se viu pronto e na iminência de fazer uma grande bobagem após ter sido “agredido” no trânsito? Se foi possível controlar-se e nada aconteceu, é porque você conseguiu reencontrar o equilíbrio. Este é o exercício. Evitar que este desequilíbrio aconteça através da prática da antecipação. Isso garante o prazer que só uma pilotagem segura e eficiente pode proporcionar. Antecipar é fundamental e respeitar é vital.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PARABÉNS 2 ANOS DE K.C.L.A. - RECIFE-PE





Amigos hoje completamos 2 anos de glórias, muitas lutas e conquistas alcançadas, o video acima é de nosso 1º aniversário, aí vocês pensam ué hoje é o segundo aniversário e não o primeiro, então porque colocar um video do 1º aniversário e não um atual, o intuito é o seguinte, é para vocês verem o nosso começo a nossa origem, o surgimento de uma familia unida, forte e diferenciada, hora tudo bem já entenderam o siguinificado do video, pois ainda questionam no pensamento o porque de não colocar um video novo com fotos atuais de nossas viagens e troféus, eu vou responder!



Quer ver a nossa história atual, nossos troféus, nossos membros, nossa felicidade e escutar nossas belas histórias recheadas de amizade, companheirismo, honra e descobrimentos jamais imaginados por seres normais?



Venham nos visitar, venham em nossa sede nos conhecer, e aos que não podem vir por algum motivo seja lá qual for ou até mesmo pros que querem mais estão em outros estados (pois nunca falamos longe, distante) nos aguarde que no mínimo você vai ver nosso comboio passando por suas terras e acenaremos pra você, e um dia você vai dizer aos seus amigos e irmãos que o K.C.L.A. - RECIFE-PE passou por você!



Feliz aniversário aos irmãos, membros, garupas, amigos, enfim a todos nós Leões que fazemos a vida ser mais divertida e prazerosa.



Uma pequena homenagem de (antes de tudo) seu irmãoToninho!



NOVA ROMA DE BRAVOS GUERREIROS!




sábado, 3 de setembro de 2011

UM POUCO DE NOSSA ESSÊNCIA



Em metafísica, a essência de uma coisa é constituída pelas propriedades imutáveis da mesma, adventos do conhecimento. O oposto da essência são os acidentes da coisa, isto é, aquelas propriedades mutáveis da coisa, possíveis apenas durante a fase dedutiva.



Um bom exemplo é: a essência de uma laranja é constituída de propriedades químicas contidas em fluidos energéticos de moléculas próprias da sua constituição molecular e energética.



A existência precede e governa a essência. Durante a nossa existência, à medida que experimentamos novas vivências redefinimos nosso pensamento, adquirimos novos conhecimentos a respeito da nossa essência, caracterizando-a sucessivamente.



Não entendeu nada?



Então pegue a sua moto e vá pra estrada, tenho certeza que quando você voltar de viagem vai entender!



Bom final de semana a todos!